NR 13
CURSO DE VASO DE PRESSÃO
Treinamento Presencial
Teórico / Prático
Carga horária: 40hs
SINOPSE DO CURSO
Desenvolvimento de competências relativas à operação de vasos de Pressão. Sensibilizar os operadores quanto a necessidade de neutralizar ao máximo a possibilidade de provocar acidentes, com adoção de procedimentos de rotina conforme normas de segurança e no cumprimento ao disposto na NR-13 da Port. 3214/78 MTE.
O que é Vaso de Pressão?
Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.
Aplicações
Em refinarias de petróleo, Usinas de Açúcar e Etanol, Indústrias Químicas e Petroquímicas os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. O projeto e a construção de vasos de pressão envolve uma série de cuidados especiais e exige o conhecimento de normas e materiais adequados para cada tipo de aplicação, pois as falhas em vasos de pressão podem acarretar consequências catastróficas até mesmo com perda de vidas, sendo considerados os Vasos de Pressão equipamentos de grande periculosidade.
Os vasos de pressão servem, basicamente, para três finalidades:
– Armazenar gases sob pressão, para que possam ter um maior peso num volume relativamente pequeno;
– Acumulação intermediária de gases e líquidos, em sistemas onde é necessária essa função, entre as etapas de um mesmo processo ou mesmo entre processos diferenciados entre si;
– Processamento de gases e líquidos, quando o processo de transformação exige que as condições sejam feitas sob pressão.
Os vasos de pressão necessitam de projetos específicos para sua construção, mantendo cuidados especiais na fabricação, na montagem e nos testes, uma vez que podem trazer riscos aos operadores, por operar com altas pressões e temperaturas elevadas. Normalmente, os vasos de pressão também possuem um custo unitário elevado, daí vindo tantos cuidados em sua montagem, precisando assim que operem pelo máximo de tempo possível dentro das estritas condições de segurança, sem a necessidade de paradas do equipamento para manutenção, reduzindo assim os custos operacionais.
Em sua classificação geral, podemos encontrar os seguintes tipos de vasos de pressão:
– Vasos não sujeitos a chama;
– Vasos de acumulação e armazenamento;
– Torres de destilação, podendo ser fracionadoras, retificadoras e absorvedoras;
– Reatores;
– Esferas de armazenamento de gases;
– Permutadores de calor.
Nessa classificação também podemos considerar os vasos de pressão segundo sua capacidade de suportar diferenças de pressão com relação à pressão normal atmosférica:
– Vasos atmosféricos, quando a pressão interna é a mesma da externa;
– Vasos de baixa pressão, quando não existe muita diferença entre a pressão interna e a externa;
– Vasos de alta pressão, quando se exige maior concentração dos fluídos e gases dentro dos vasos, em diferenças mais acentuadas entre as pressões interna e externa.